Novela (que podia ser mexicana) com um número infindável de episódios e protagonistas a mais, vendida em pacotes económicos aos países do leste europeu. Enredo muito intrincado, malfeitores qb, doses exageradas de sacanices, facadas nas costas e muitas figurantes com língua de porteira. A única coisa que vale a pena no meio desta salganhada toda?! A protagonista, que interpreta este argumento sem mudar uma vírgula... ou não fosse isto a sua vida.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Viver num país civilizado não contribui para a minha veia literária

Parece que me falta o fel para escrever bem. O ser contrariada, o correrem-me mal os dias. Ter gente a atazanar-me o juízo e a encher-me os pacovares

Mas convenhamos , viver num país civilizado não ajuda. Senão, vejamos.

A miúda anda numa escola 5 estrelas. Quanto pago? £ 1,90 por dia. Nem um penny a mais. E épara o almoco, onde tem 3 (tres!!!!) opcoes diferentes todos os dias. E coisas que os miúdos gostam, como salsichas, pizza, bolonhesa e fish fingers. Tal e qual como na escola de Alcantara… rancho e peixe cozido… Right! Veste uns uniformes todos catitas…. Comprados no Tesco (o Continente cá do burgo). Material escolar? Nicles batatóides! Se bem me lembro do último ano em Tugaland, poupo mais de 100€ por ano entre canetas de feltro, lápis de cor e de cera, tubos de cola UHU, resmas de papel, dossiers de lombada larga, cadernos diários pautados e quadriculados.

Leva o lápis e a borracha porque QUER. A escola fornece absolutamente TUDO. Ah… e já disse que não há manuais? Pois, não há.

Depois… depois tenho um trabalhito catita. Básico, é certo. Mas catita. Pagam-me o dobro do que recebia em Portugal e com vários benefícios. Trabalho das 8h ás 5h. Não levo com chefes rabugentos, não me gritam ou embirram porque lhes apetece, não chateiam só porque podem. Ao invés disso, pedem-me por favor e perguntam-me se não me importo (tipo “por obséquio, podes fazer aquilo que te pagam para fazeres?").

Não há cá malta que conseguiu o emprego com uma grande cunha encostada ao partido. Todos trabalham, todos dão o seu melhor. Há com certeza excepcoes que, com o tempo, destoam e vão á vidinha. Não há espaco para rocar a micose e fazer pouco do patrão.

Mais? Quando preciso de uma consulta, marco por telefone e normalmente tenho-a na mesma semana. Se for urgente, no próprio dia. Os comboios são caros? São, mas se se atrasam fazem desconto no preco do bilhete. Há subsidios para tudo e mais alguma coisa e são controlados assiduamente para que não haja abarbatancos. E quando os há e são descobertos, pagam tudo o que receberam indevidamente e ainda arriscam cadeia e deportacão (se forem estrangeiros).

E pronto. Viver num país civilizado nao contribui em nada para a minha veia literária.

2 comentários:

Anónimo disse...

Chegar a casa e levar um enxerto do parceiro bebado da um cheirinho a Portugal e consequentemente deve trazer um pouco de inspiracao. Eh um servico que a malta nao se importa de prestar. Nao precisa agradecer.

nf

Maria Feliz disse...

Sempre tão prestativo este meu gajo! Fazes tudo para me fazer feliz, né? :)