Novela (que podia ser mexicana) com um número infindável de episódios e protagonistas a mais, vendida em pacotes económicos aos países do leste europeu. Enredo muito intrincado, malfeitores qb, doses exageradas de sacanices, facadas nas costas e muitas figurantes com língua de porteira. A única coisa que vale a pena no meio desta salganhada toda?! A protagonista, que interpreta este argumento sem mudar uma vírgula... ou não fosse isto a sua vida.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mais do mesmo

A malta até podia pensar que a pessoa em questão aos 59 anos já teria algum juízo. Mas não... já dizem os ditados que o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita e que burro velho nao aprende línguas.

Apenas para situar a coisa, direi que a peça, depois de ter posto a filha de 10 anos a chorar no Skype,porque fala com ela como se ela fosse uma adulta e lhe atira á cara coisas que ela não tem culpa nenhuma nem maturidade para lidar com, fez uma birrinha e cortou-me 100 Euros na pensão. Porque diz que não tem acesso á filha. O que eu lhe disse foi que a partir daquela data só falava com ela quando eu estivesse presente. Acho que era o mínimo que poderia fazer para proteger a criança.

Excerto do mail que seguiu há pouco...

Muito agradecida pelos 200 Euros que me enviaste, exactamente £155.56!!!

Vamos fazer umas contas que tu, apesar da idade, ainda deves ser bom a fazer contas de cabeça.

Despesas mês:
£150 de afterschool club - que eu trabalho 8 por dia/5 dias por semana/22 por mês e preciso que alguém fique com a menina até eu chegar
£10 libras para  escuteiros - sim que a miúda, nao é por o pai ser uma besta que deixa de ter tempos livres
£40 libras para almoços - que a criança come, sabias?
£20 libras de mesada 

Só aqui, se tu pagasses metade, seriam 110 libras. 

Mas pasma-te, ela come todos os dias, dorme num quarto numa casa decente com tecto e aquecimento central, toma banho todos os dias, veste roupinha lavada todas as manhas antes de ir para a escola, lavada na máquina e passadinha a ferro. E ainda saí ao fim de semana, vai ao cinema, a festas de aniversário, jantar/almoçar fora, passear, acampar, á piscina... 

Quem paga isso? A mãe e o padrasto! Que o pai é bom é para a levá-la á Disney e enchê-la de presentes que não lhe matam a fome, lhe dão educação nem lhe ensinam valores como integridade.

Nunca nos passaria pela cabeca (minha ou da minha filha) pedir-te mais um tostão que fosse. Não poderíamos viver com a consciência pesada de que isso te possbilitaria menos um par de botas Timberland, os cremes fantásticos da Aramis ou os boxers da Hugo Boss. Por quem sois!!! Gasta-o todo nas putas, como sempre, pois a criança, graças a Deus, tem mãe, padastro, irmão, tios e avó maternos (que paterno nunca teve puto e o irmão não conta, que foi criado pela mãe!).

Para quem vive no mundo da fantasia, como tu, está tudo muito certo! Para quem acha que a filha é que lhe deve telefonar porque ele lhe deu um iPad, um telemóvel e um computador e trata uma criança de 10 anos como se fosse uma adulta, está tudo muito bem! 

Depois de tudo o que passei, das merdas que me livrei, vale-me a consciência de que ela é uma criança fantástica, feliz, saudável, bem integrada, com um óptimo ambiente familiar e rodeada de gente que a adora e a faz sentir amada e segura. Tem um pai que é uma besta? Tem sim senhor, mas não se pode ter tudo.  

Podes ter a certeza, que não é por causa das tuas birras que ela há-de ficar sem a guitarra (aliás já a tem!) sem o passeio da escola (que já está marcado e sinalizado) sem a farda dos escuteiros (que já comprei) ou sem a mesada!

E se não tens uma relação mais próxima com a tua filha, eu digo-te quem podes culpar: olha-te ao espelho e pode ser que chegues lá sozinho!

Passar bem!

Se podia ser pior? Podia, o gajo podia ter deixado de pagar um tostão. Mas bem vistas as coisas, talvez fosse uma benção. Era um preço baixo a pagar para nos vermos livres da peça! E dizem vocês "Ah e tal, o gajo é pai e tu estás a ser uma cabra!". Sim, sim... desafio qualquer um que conheça a peça (e não precisam de ser os meus amigos ou a minha família) a dizer que o gajo é bom pai (ou sequer boa pessoa) e a dar-me exemplos! 

Pai é quem cuida, quem cria, quem abraça e beija todas as noites. Quem brinca, quem conversa, quem se preocupa, quem vai ás reunioes de pais, quem dá banho, quem leva á escola, quem ralha, quem educa, quem ensina. Por cada uma dessas coisas que ele não pudesse fazer porque está longe, haveria outras tantas que seriam tao fáceis, mas tao fáceis de fazer que até chateia. Mas ter o mundo centrado no próprio umbigo não ajuda.

Se eu me arrependo dos erros do passado e amaldiçou o dia em que o conheci? Sim e não. Que mudar o que quer que fosse podia fazer com que eu não tivesse a minha filha. Males que vêm por bem. Ou não há male que sempre dure. Ou o diabo que o carregue.

Sem comentários: