Novela (que podia ser mexicana) com um número infindável de episódios e protagonistas a mais, vendida em pacotes económicos aos países do leste europeu. Enredo muito intrincado, malfeitores qb, doses exageradas de sacanices, facadas nas costas e muitas figurantes com língua de porteira. A única coisa que vale a pena no meio desta salganhada toda?! A protagonista, que interpreta este argumento sem mudar uma vírgula... ou não fosse isto a sua vida.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Copos?!? Gajas?????



Nao sei se ria se chore... A reputacao deste blog está pelas ruas da amargura!

Conselhos de amigo

Exemplos sao o que nao falta...
- Na Suíça ganha seis vezes mais do que um enfermeiro em Portugal
- Se tivesse ficado em Portugal estaria no desemprego (Estado Unidos da America)
- Com um orçamento familiar de 6.500 euros, tem a certeza de que está num dos países com melhores infra-estruturas para construir uma família (Luxemburgo)
- Por mês, obtém um rendimento de 2.700 euros líquidos fora prémios que podem ascender aos seis mil euros anuais. Londres foi a cidade escolhida por considerar ser "de longe a que tem mais oferta nessa área".

...

Tenho duas das minhas melhores amigas no desemprego há largos meses. Mais uns quantos com ordenados em atraso e outra em risco de ficar sem emprego no início do próximo ano.
E o pior é que a tendencia nao é para melhorar nos próximos tempos. Muito antes pelo contrário...

Se por um lado, fico bastante contente com a decisao que tomei há um ano e meio, por outro, nao posso deixar de estar triste e desiludida com o país que deixei para trás.

Nao que tudo sejam maravilhas mas a adaptaçao tambem nao foi dolorosa. Ninguém me espeteu agulhas nos olhos ou coisa parecida. Foi mais o choque de viver num país com uma cultura completamente diferente. Em que as diferenças se dissipam porque sao aceites, o respeito pelo próximo existe (!!!!), pagamos impostos mas sabemos onde eles sao empregues.

Tenho saudades, muitas. Da família e dos amigos, do clima e da comida. Do cafézinho a seguir ao almoço. Da conversa da treta á hora do almoço (trocada por meia hora e uma sanduiche engolida á pressa…). De viver perto do mar, dos pastéis de Belém e dos croquetes.

Mas há dias falava-se da possibilidade de voltarmos a Portugal. E ouriçaram-se-me os pelos da nuca só de pensar nisso… “Como é que é???” Nao me parece! A ser, ía ser do catano. No mau sentido. Tomam-se algumas coisas, simples, como garantidas e nao há volta a dar.

Tenho uma vidinha com níveis de stress muito baixos. Em que a pior coisa que me aconteceu esta semana foi o avariar da máquina de lavar loiça. Em Portugal tinha um rol de eventos stressantes todos os dias. Nao só pela profissao que tinha, mas pelo país em que vivia.

Uma consulta é um stress, uma reuniao é um stress, o transito é um stress, os chefes sao um stress... Enfim!
Aqui sou respeitada pelo que faco. E muito bem paga. Considerando que recebo 2,700 euros para fazer trabalho administrativo, das 8h as 5h e com a possibilidade de trabalhar em casa quando me dá jeito (um luxo!!!). E depois sao os transportes que funcionam, a saude que nao custa nada e é sempre fácil marcar consultas, a segurança que se sente, o ar que, talvez por ser mais frio, se respire muito melhor.

E posto isto, acho que quando o senhor Coelho disse aos professores no desemprego para emigrarem lhes estava a dar um conselho de amigo. Tenho apenas em prespectiva o país onde vivo, mas garanto-vos que aqui há trabalho, aqui há justiça social, aqui há políticos responsaveis (sim, existem mesmo!). E nao julguem que me iludo, pois é claro que também ha coisas más. A questao é que a proporcao é menor, logo o resultado compensa.

Agora facam-me um favor e parem de dizer ao senhor Coelho e á corja dele para emigrarem. É que a gente que aqui vive nao merece, ok?

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O meu mais velho

O meu gajo anda doido para saber o que é a “prenda da família”. Encostado lá ao cantinho, por baixo da árvore, o pobre do embrulho nao está seguro. O malandro já o alpalpou, abanou, cheirou e sei lá o que mais… Perguntas, já fez ás dezenas…

É um electrodoméstico? Nao, é a pilhas, disse eu com ar de desinteressada.

É para nós nos entretermos com os putos nas noites de Inverno?! Sim, nós e mais 30!...
Esta valeu-me um olhar confuso… “Mais 30?!?!” Sim, dá para muita gente! Nós, os vizinhos e mais quem vier…

Como ele acha que é uma consola de jogos ontem perguntava-me: E jogos, compraste jogos?! E os comandos? Precisamos de 3!
De 3???? Mas nós somos 4…. Ah… entao é mesmo uma consola!!!! Naaaaa... Eu só disse que nós somos 4!

Diz lá ao mor o que é. Tá bem… é um jogo muito grande e giro, em que todos temos de escrever o que sentimos uns pelos outros, boa?
Nao!!!!

Ok. Entao pára de perguntar! Vais ter de esperar como os outros dois mais pequenos, que apesar de excitados, nao fazem metade do alarido que tu fazes.

Ah... o que é o presente? Mais uns diazinhos e já vos digo ;)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os putos, ai os putos

Isto de trabalhar com malta nova tem muito que se lhe diga. Tirando o gajo que comanda a equipa de vendas que é dois anos mais velho que eu, todo o resto da equipa é verde. Muito verde.

O frances anda nos 22, o belga nos 23, a norueguesa nos 24, a italiana tem 26 e o alemao anda pelos 27, 28. Vai daí, como seria de esperar de malta nova e sempre pronta para brincadeira de vez em quando dá asneira.

Agora foi com o leite. A empresa tem leite para os funcionários (sim, um luxo!) e os meninos, como ainda estao todos em fase de crescimento comem cereais como se nao houvesse amanha. E claro que usam o leite que é para todos (sendo que o todos sao para ai uns 44, o que dá uma pinga de leite a cada um, mais coisa menos coisa!).

Na semana passada, deu-se uma crise monumental porque alguém se queixou que nao tinha leite para por no chá. E com isso originou-se uma cadeia de emails ao estilo apontar de dedos com respostas de um e de outro, nao fui eu, foste tu. O pior nem foi isso, por muita infantilidade que já se notava… o pior foi colocarem o desgracado do Director de Vendas no meio do chorrilho de parvoíces.

E prontos, chegou-lhe a mostarda ao nariz, meteu todos na sala de reunioes e vai de arrear forte e feio. Bando de criancas, o meu filho de 11 anos tem mais maturidade que alguns de voces e se querem leite, comprem! Parem de comportar-se como criancas mimadas e toca a trabalhar.

E saiu tudo de rabiosque entre as pernas e com grandes probabilidades de se tornarem todos alérgicos a lactose em menos de nada.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Agora todos juntos "Olá Pedro!"

Sim, porque eu sei, ele sabe, nós todos sabemos que ao assentar o traseiro na sua secretária amanhã de manhã a primeiríssima coisa a fazer é vir aqui.



Há aqui tanto material para psicanálise que não consigo resistir. E não é que tenha falta de assunto ou não goste de falar de mim, mas é tãaaaaaao giro falar dos outros. Ainda para mais quando os “outros” vêem para aqui largar postas de pescada como se soubessem do que estão a falar e se põem a jeito para análises deste tipo. Temos pena? Temos. Mas pouca!



É isso ou a vida ensinou-me que lidar com gajos como o Pedro só tem uma forma possível. À bruta.


Ora então vamos lá dissecar a posta.


Pedro... Toda a gente tem uma catrefada de Pedros na vida, certo?! Eu também. Amigos, irmão, exs, há de tudo, Mas sinceramente que dos Pedros que conheço, não estou a ver qual é este. O que me faz deduzir que, ou não é Pedro, ou não deixou lembrança. Vou mais pela última.



Trabalha na Câmara Municipal de Oeiras (ou passa lá os tempos livres) e acha que trabalha a sério. Das duas, três: não faz ponta de corno, está a recibos verdes e logo é um frustrado de primeira ou a terceira hipótese, nenhuma das anteriores, trabalha que nem um mouro e não se sente valorizado por isso. Chega ao estaminé pouco depois das 8h, toma a bica do costume e surfa na net até às 8h45 que é a hora a que chega a cabra da chefe (que conseguiu o emprego com uma granda cunha) que faz a vida negra ao departamento inteiro, principalmente ao desgraçado do Pedro. Sim, eu tenho uma imaginação muito fértil.



n é como tu que ganhavas mais de três mil euros e primavas por um absentismo recorrente” Hum… trabalhaste lá comigo, foi?! (o que é no mínimo assustador, pois isso terá sido há mais de 10 anos… e isso é muito fel acumulado rapaz!). Não consigo imaginar porque razão alguém comentaria o meu ordenado dessa forma que não esteja directamente ligado com inveja, ressabiamento, dor de corno e afins. És gajo para ganhar quanto? Uns mil euritos limpos?! Pois, isso dá cabo da auto-estima de qualquer um... Life is tough.


podias e devias a prender a relativizar algumas coisas triviais e a valorizares outras essenciais”... Mas estamos a falar do quê mesmo?! Da forma como eu me entretenho, passo os meus tempos livres, escrevo coisas no meu blog??? O que sabes tu da minha vida?! Que raio de análise fazes tu de uma lista de meia dúzia de coisas que ponho no blog? Ao que dou importância ou considero essencial na minha vida?!


Não faço corno de ideia quem sejas e muito sinceramente estou-me a cagar para isso. És apenas e não mais do que uma amostra do que anda de frustração por esse país. Mania de cagar sentenças sem saber do que se fala, disparar a tudo o que mexe sem distinção. Ai escreves num blog? Deves ter a mania! Ai falas da tua vida? Deves ser muito triste! Emigraste? És uma desgraçada! Ai és feliz? Isso chateia! And so on and so on...



O que é que eu te fiz? Escarrapachei que vens aqui todos os dias as 8h da manhã? E?!?! É verdade, certo?! E interesse na minha vida?! Com certeza que não tens nenhum. Mas isso é um tanto ou quanto incoerente com a assiduidade com que aqui vens. Ou então sou eu que estou a ver coisa do prisma errado. Este blog SÓ fala da minha vida, pelo que não vejo outro propósito em vir aqui que não seja saber da MINHA vida.


É isso ou ignorei-te descaradamente em alguma fase da minha vida em que passaste completamente despercebido. Ai, eu sou uma peste mesmo!!!


Nuvens… nuvens… Sim, há muitas por aqui, mas não é no meu sotão. No meu sotãoo o sol brilha e os baús dos fantasmas estão todos abertos para eles poderem ir à sua vidinha descansados (hint, hint!).


Ácida, eu?! Mas de onde é que tu tiraste essa ideia rapaz?! Fónix, eu sou um doce! Tão, mas tão doce que até enjoa! Tem dias que não me aguento de tão doce que sou. Não, hoje não é um desses dias.

Mas é em dias com este em que dou graças a Deus Nosso Senhor por ter emigrado e deixado para trás um bando de gentinha como tu. Isso e não pagar impostos nesse país. E não ser munícipe em Oeiras. Mal empregada contribuição autárquica.


Agora vai lá por uns carimbos numas certidões ou fazer o que quer que seja que tu fazes aí na Câmara e larga a net e coisas que os municípes nao te pagam para fazer no horário de trabalho.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Eles andem aí...

wc em zinza deve ser do sotaque do Norte…

prendas de natal em croche – pode ser que se arrange

mais valias do tlm – tirar fotos, acesso á internet, escrever no blog… ah e fazer chamadas. O meu, claro!

a mulher do meu irmão é o que minha cunhada? – e por aí, sim

trintonas do hi5 – nao deve ser comigo que, apesar de trintona, nao entro no hi5 há seculos

papel de parede para pc anjos asas – aqui?! Anjos?! naaaaaa

imagens de cavalos castanhos – já houve cavalgaduras por aqui, mas fugiram todos.

barriga pequena 6 meses – a malta aqui tem barriga, mas é resultado de muita comidinha boa, nao dessas coisas...

kamasutra a tres – badalhocos!!!!


é isso e alguém que anda a entreter-se a pesquisar o nome de uma amiga minha e já veio aqui parar duas vezes. Nao é bonito!

E o outro (ou outra!) que trabalha na Camara de Oeiras e entra aqui religiosamente todo-o-santo-dia as 8h30 da manha! Pelo menos pega ao servico a horas!!!