Novela (que podia ser mexicana) com um número infindável de episódios e protagonistas a mais, vendida em pacotes económicos aos países do leste europeu. Enredo muito intrincado, malfeitores qb, doses exageradas de sacanices, facadas nas costas e muitas figurantes com língua de porteira. A única coisa que vale a pena no meio desta salganhada toda?! A protagonista, que interpreta este argumento sem mudar uma vírgula... ou não fosse isto a sua vida.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

10 anos de orfandade

Nota: a data ali em cima devia ser 6 de Fevereiro, Mas como eu já escrevi isto há uns dias e o blogger é gajo (ou seja, baralha-se com as datas...) é o que se arranja.



Seis e meia da manha. O telefone de casa toca. Atende ele. Há uns dias atrás o telefone passou da minha mesa de cabeceira para a dele, a prever este mesmo telefonema.

Ele atende e sai do quarto a falar em surdina. Estou meia a dormir e penso que será trabalho. Que ideia mais estúpida!

Desliga o telefone, entra no quarto e acende a luz. E eu meio ensonada ainda penso que era trabalho.

Meio nervoso, sem jeito, com as maos enfiadas nos boxers, diz-me meio a medo “ O teu pai morreu…”

Respiro de alívio enquanto digo “Gracas a Deus”. Choro desconsolada durante umas horas. E depois durmo o sono mais descansado dos últimos meses.

...

10 anos! E continuo aqui, sem o chao que me tiraste e sem o abraco que tanta falta me faz.

Há dias, enquanto corria ao som dos Gypsy Kings que tu tanto gostavas olhei para o céu escuro e pensei “He would have been proud!”. Nao só pela corrida, mas por tudo. Ainda me pareceu ouvir um “I am!” sussurrado pelo vento, mas depois ri-me da parvoeira. O meu pai nao falava ingles.

Mas tentava. E era um gozo. Achava que tudo acabava em “ation” e um dia tentou traduzir "os caes ladram e a caravana passa" e ficou qualquer coisa como a os caezations ladration e a caravanation passassion.

Diga-se de passagem que o americano ficou a olhar para ele meio incrédulo. Nao percebeu puto. Mas aprendeu a dizer “fosdasse” e “aguenta ai os cavalos”…

Se saudades matassem, eu teria morrido no primeiro mes. Como nao matam, só doem (muito) vive-se meio coxo, com muitos momentos melancólicos, boas recordacoes, risadas estridentes ao lembrar as maluqueiras que fazias e a tentar que tudo faca sentido na mesma.

Nao é a mesma coisa. Mas faz-se o que se pode. E imagino como seria se ainda andasses por aqui.

De certeza que já tinhas emigrado para o Sul de Espanha (ou mesmo Brasil) com a Maria e vinhas visitar a malta de vez em quando.

De certeza que estragavas ainda mais os netos do que a Maria. De certeza de que nos desautorizavas a frente deles.

De certeza que continuavas a fazer-nos passar vergonhas em público, a fazer cenas nas lojas, só porque sim, a cantar fado bem alto no meio da rua e a mostrar o rabo sempre que bem te apetecesse…

E a ter aquele ar de puto traquina (mesmo aos 60...) que toda a gente adorava e a ser o meu héroi.

Se a vida fosse perfeita, tu ainda aqui estavas. Como nao é, ao menos tive a sorte de te ter por Pai durante 26 anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bonito e comovente... beijinho

Maria Feliz disse...

Esqueceste de assinar estuporzeco :) beijinho para ti tb!