Novela (que podia ser mexicana) com um número infindável de episódios e protagonistas a mais, vendida em pacotes económicos aos países do leste europeu. Enredo muito intrincado, malfeitores qb, doses exageradas de sacanices, facadas nas costas e muitas figurantes com língua de porteira. A única coisa que vale a pena no meio desta salganhada toda?! A protagonista, que interpreta este argumento sem mudar uma vírgula... ou não fosse isto a sua vida.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Abílio


O Abílio é um triste. Aos 39 anos, vive com a mãe na zona industrial de Castelo Branco numa casa de 3 assoalhadas e uma varanda fechada. Está a viver do subsídio de desemprego há 4 meses, desde que o despediram do call-center. Parece que tratou mal uma senhora. Ela foi demasiado simpática e ele não gostou.
Agora, enfiado no seu quarto todo o dia, prescuta as maravilhas da net, em busca do que o entretenha. E como alma triste que é, entretém-se com coisas tristes. No seu quarto de 3m por 5m, o Abílio destila fel. O Abílio escreve tudo em letras maiúsculas, não porque veja mal ou precise de óculos. Apenas porque o Abílio é pequeno. Apenas 1,55 m de gente. Que o fazem precisar de coisas grandes. Para não se sentir tão pequeno.
O Abílio detesta gente bonita. Porque é feio. Por dentro e por fora. Por fora, porque os pais, além de primos, eram os dois feios. Por dentro, porque cresceu sozinho, o mau feitio não ajudou, foi gozado desde a infantil até ao liceu, e porque é assim. Mais do que gente bonita, Abílio não gosta de gente feliz. Destesta sorrisos, gargalhadas, pessoas de bom aspecto, com ar de bem com a vida. Ele, que está sempre de mal com a vida, como podia gostar de gente assim?
A mãezinha do Abílio trata-o como se ele tivesse 15 anos. Tira-lhe as espinhas do peixe espada preto. Corta-lhe as unhas dos pés e dá-lhe óleo de fígado de bacalhau desde tenra idade. "Enrijece!" diz ela. O Abílio também não gosta muito dela, mas tem de a aturar, pois a casa é dela. E tem de lhe massajar os pés, todos os dias antes dela ir para cá cama, por causa dos joanetes. Ela diz que ele tem as mãos macias e até se lhe dão voltas ao estômago, mas tem de ser.
Como não sai de casa, o Abílio não convive com ninguém, além da sua mãe. Cada vez mais, detesta pessoas. Cada vez mais deseja sair do seu quarto, mas não para se misturar com ninguém. Apenas para largar a mãe e aquela casa.
O Abílio, que se tem em alta conta e acha que toma toda a gente por lorpa, já desenhou o seu futuro. Um dia destes, mata a mãe durante o sono (sufoca-a com a almofada de penas de pato) leva-lhe o ouro das tias e o marfim, e pira-se para Angola. O Abílio gosta do calor. E das nativas. E parece que a internet por lá também funciona.
Um dia, o Abílio vai ser feliz em Angola
Qualquer semelhança com a realidade, é pura coincidência.
(E não me venham cá com a treta de que não há coincidências!)

8 comentários:

Joanissima disse...

Tirando a idade e a localização geográfica... eu conheço esse abilio!!!

Maria Feliz disse...

Joanissima,

Benvinda a quem vem por bem :)

Acho que todos nós conhecemos um Abílio...

Beijinho

Ana Casqueira disse...

Fonix!!!
Até me vieram as lágrimas aos olhos... mas desta vez não foi de tanto rir, mas sim de tristeza...

É que apesar de pimba e saloia, também tenho os meus sentimentos e histórias reais como esta do pobre Abílio, não me deixam indiferente.
Apercebo-me que há gente muito infeliz... Bolas, e como!

Só me ocorre dizer uma coisa: COITADINHO do Abílio!

Fiquei bem, porque eu vou ter de ir à casa de banho assoar-me de tanto ranho que tenho nas fuças depois de ler a "pequena e triste" história do Biloca...

Beijinhos,

Ana

PS - Fonix, 1,55m de altura é assustadoramente baixinho... Loool!

Maria Feliz disse...

Aninha,

Não chores mais! Esses teus olhinhos azuis não merecem tamanha tristeza:)

Agora recordo-me! A alcunha que o meu pai pôs ao meu 1º namorado foi... "baixinho"!!! Mas ele tinha mais de 1,55m. Uns quantos centímetros, mas tinha mais!

Beijos

João Paulo Cardoso disse...

Foi muito bem passado este minuto e meio a ler o que tão bem escreveste.

Estou apaixonado pelo teu talento, é o que é.

Pena é que não seja só eu.

A esta hora, em Castelo Branco, o Abílio também se deleita com este pedacinho de fricção.

Sim, porque é inegável que é alguém que se toca, geme e delira com o que escreves, com a tua foto de perfil, fantasiando lambuzar-se de chocolate e esfregar-se entre ti e a Carmen...

E não, não estou a ser ordinário.

Apenas reproduzo o que ouvi da parte de um vizinho do tio do padrasto de uma colega minha que conhece o Abílio desde (ainda mais) pequenino.

Beijinhos em letras pequeninas para ti.

Maria Feliz disse...

JP,

Ao contrário do Abílio, tu és GRANDE! Principalmente no talento:)

Gosto muito de te ter por aqui, neste meu canto em que os amigos virtuais, às vezes são muito MAIORES do que isso.

Beijo grande

PS: Eu gosto particularmente de chocolate (pronto, sou viciada) mas essa cena que descreveste é BLARGHHHH, CA NOJO!!!

Anónimo disse...

Abílio
Do Latim o significado é "apto, capaz", do grego "aquele que é incapaz da vingança".

Coitado, este foi trocado na maternidade de certeza! Mas quem é esta personagem e quem pensa que é para dizer tanta asneira, não só dizer como escrever......? que tristeza! será que são os ares dessa terra???
Mas ele conhece a Maria Feliz de onde? sim! para escrever e por cima com calinadas, tanto disparate junto, não a conhece de certeza!
Eu também não, mas já li o blog dela todo e não tiro essas conclusões.... penso que deve de estar com a gripe suina!!!!
Vá tomar o Tamiflu, ou talvez um banho gelado ajude....., e vá ás urgências rapidinho, porque a sua doença é muito grave! mas tem uma só coisa boa não é contagiosa!!!! e.... não tem cura!!!!!
Maria Feliz, um grande beijo.

Maria Feliz disse...

Óh Mãe (aka anónimo)

Para a próxima assina... LOL