Novela (que podia ser mexicana) com um número infindável de episódios e protagonistas a mais, vendida em pacotes económicos aos países do leste europeu. Enredo muito intrincado, malfeitores qb, doses exageradas de sacanices, facadas nas costas e muitas figurantes com língua de porteira. A única coisa que vale a pena no meio desta salganhada toda?! A protagonista, que interpreta este argumento sem mudar uma vírgula... ou não fosse isto a sua vida.

terça-feira, 17 de março de 2009

Extraordinárias

São minhas! Não o seriam mais se fossem do meu sangue. Conhecem-me do avesso (e o meu avesso às vezes é feio!) de costas, calada, eufórica, desolada e a dar pulos de contente. Conhecem-me há quase 16 anos. É mais do que amizade. É uma ligação para a vida. Entre nós as três.
Ninguém diz "extraordináááária" como a minha Élita. Com um "nááá" bem acentuado e como só ela sabe dizer. Ninguém arqueia a sobrancelha como ela. Ninguém me diz as verdades como ela. Ninguém me entende como ela. Não que seja melhor ou pior. Apenas e só, porque é ela.
Ninguém ri como a minha Balauzita. Uma gargalhada que enche. Daquelas genuínas. Ninguém combina camisas com brincos, lenços com sapatos, casacos com chapéus, como ela. Ninguém desabafa como ela. Genuinamente. De dentro. E ninguém me ouve como ela. De coração aberto. Sem juízos de qualquer espécie.
Das duas, ficam-me os conselhos. Os olhares ternurentos enquanto conto as minhas sagas. As risadas de meninas traquinas, com aquelas cenas que só me acontecem a mim. As delícias das duas. Porque o JP ainda não gatinha. mas já diz "papá" (o sacana!). Porque a Sarita diz, convictamente, coisas que nem a Mamã entende.
Elas assistiram à 1ª papa da minha Kel. Estava eu duas de mim agora. Nunca me apontaram o dedo directamente ao nariz (a não ser que estivesse sujo). E sempre estiveram lá. Mesmo quando eu estava do outro lado do mundo.
Foi um jantar de 6 horas. Melhor, foi uma mariscada de 6 horas. Deliciosamente acompanhada de empatia e pão torrado com manteiga. No meio dos meus panachés bem traçados e do vinho tinto delas (quem é que come sapateira com vinho tinho?!! Elas!!!) rimos, chorámos, contámos as novidades todas, as aflições, as dores e as alegrias.
Terminámos com o restaurante já limpo, arrumado, de cadeiras em cima das mesas e o pessoal a olhar para o ar, à espera que nos decidicimos. Lá acabámos por sair, a contragosto. Ensonadas pela hora, mas desejosas de mais. Depois de tudo o que já passámos, depois de tudo o que sabemos umas das outras, já não nos contentamos com um cafézinho rápido. Tem de ser à grande. E se o foi.
O acaso, a divina providência, o ministério da educação, o resultado da pga e mais a média do 12º ano, juntaram-nos nos anos noventa. E a vida, que tem dado tanta volta e às vezes é madrasta, neste caso é madrinha de uma amizade que, para mim, é eterna.
São duas pessoas das quais me orgulho de ser amiga. Nas quais tenho o maior orgulho. Por tudo. Pelo que passaram, pelo que conseguiram. Por onde estão e pelo que lutaram para lá chegar. Pelo que me aturam e sempre aturaram. Cada uma à sua maneira.
Bem hajam, meus amores.

10 comentários:

João Paulo Cardoso disse...

Bem haja a amizade.

Beijos do JP
(o que já anda)

Maria Feliz disse...

JP,

Deixaste de andar, migo? Qué passa?!!

Beijos

Sofia disse...

Pontinha instintiva de ciúme da minha parte, dessa mariscada de 6horas!...
Realmente, elas são fantásticas!
E tu também, tenho que admitir!lol
Bjs às três e aos vossos adoráveis rebentos!

Anónimo disse...

Amiga...por momentos pensei que não registavas o nosso encontro, que foi..simplesmente fabuloso! Brindemos à amizade, à saude da "sãozinha" e aos homens que nos fazem felizes!

Beijos mui mui grandes!

Maria Feliz disse...

Nita,

:-DDDDDDD
E olha que falámos de ti e do teu Zé! Obrigada pelo elogio (que eu sei que te custou... lol).

Tu também és extraodinária, miga! Somos as 4:)

Beijos com saudades tuas (nem que seja para o picanço e picardia!!!)

Maria Feliz disse...

Ai miga, que agora que é que estragaste tudo!!! Atão ela não pediu para não falares na... dita?
Apanha-la em Evian, a parlar o franciú e fazes uma destas!!! Tsss, tsss.

E eu depois é que levo c'as favas! Brinda à amizade, brinda! Quando ela voltar até te... morde toda!;-) LOL

Beijos linda, aos três.

João Paulo Cardoso disse...

Referia-me em contraposição (lindo) ao JP que disseste ainda não gatinhar!

Beijos à lourinha pouco perspicaz.

Anónimo disse...

Tu e a tua grande boca!! Era preciso desbroncares-te toda?? Vai ser bonito, vai...

Da balauzinha, aquela que combina colares e lenços, etc. etc.

beijos!

Anónimo disse...

Amiga, que raio de silêncio vem a ser este? O que se passa?

Maria Feliz disse...

Sandra,

Tudo a andar, mas 'tá complicado de arranjar tempo para escrever...

Beijos linda.