Novela (que podia ser mexicana) com um número infindável de episódios e protagonistas a mais, vendida em pacotes económicos aos países do leste europeu. Enredo muito intrincado, malfeitores qb, doses exageradas de sacanices, facadas nas costas e muitas figurantes com língua de porteira. A única coisa que vale a pena no meio desta salganhada toda?! A protagonista, que interpreta este argumento sem mudar uma vírgula... ou não fosse isto a sua vida.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Di-vi-sões


Porque é que a malta não se aguenta casada? Porque é que não há quem consiga manter um casamento?

De toda a gente que conheço, apenas 4 casais mantêm um casamento aparentemente saudável. Como é que caduca um projecto assim? Como é que se desiste de uma família? Como é que se afunda tudo e siga a banda? Como é que se dividem Natais, aniversários, férias e fins-de-semana? Mais a divisão de despesas, as pensões e as facturas do pediatra? Quem compra a touca para a piscina? Quem paga o baptizado? Quem escolhe os padrinhos?

Só hoje soube de mais dois divórcios. Logo de manhã, assim de rajada! Porquê? Acabou-se o amor? Ou terá acabado a pouca paciência? Ou o egoísmo será maior que o companheirismo e a vontade de dar passeios ao Domingo? Quem sou eu para os julgar? Logo eu que nunca casei...

Todos queremos o que não temos. Eu que nunca casei, gostava de o fazer. Saber como é. Ter mais crianças, ter uma sogra (boa ou má, não interessa, gostava de ter uma!), um marido no sofá, uma companhia que me aquecesse os pés no Inverno e me levasse de férias no Verão.

Os casados querem ser solteiros. Ser livres, não dar satisfações, não dividir responsabilidades, nem dores de cabeça... Não aturar a mesma pessoa durante anos, não aturar a família dela, nem as manias e os defeitos. Mas porra, é preciso fazer com um ordenado o que se fazia com dois! É só fazer as contas e o resultado dever ser um cinto muito mais apertado...

E no meio de tudo isso, há filhos, dos dois. Elos que vão manter para sempre. Que de um dia para o outro, tomam consciência que os pais já não são namorados. Na melhor das hipóteses serão amigos. Na pior, inimigos que os usam como armas de arremesso...

Penso nos filhos de amores findos que conheço. Um xi muito, muito grande para eles: Margarida e Tomás, Alexandre e Miguel, Bernardo e Filipa, Diogo, Beatriz, Rafael, Leonor e Gonçalo, Madalena, Joana e Catarina, Maria, Afonso, João Maria, Miguel, Diogo e Cátia, Tomás. E estou triste.

13 comentários:

Marisa disse...

Olha... em relação a este post... eu tinha tanta coisa para dizer..
Eu propria nao consigo explicar akilo k sinto.. Ja passei pelas 2 situações e mal dizia a minha vida numa, e maldigo a minha vida noutra..
Nos nunca estamos felizes..

Vivi sozinha 6 anos.. sem relaçoes " sérias" sem filhos e era a puta da loucura!! fui tão mas tão feliz.. não precisava de homens p nada.. ou entao precisava.. sentia, tal como tu dizes falta das pequenas coisas..

Juntei-me.. e daí nasceu o Vasco.. que é sem duvida a melhor coisa que me aconteceu..
Mas a minha vida é um inferno..

Enkuanto namoramos tudo é bonito, fofinho ás bolinhas..

mas e depois??
A casa, a roupa suja, o jantar na mesa.. o cansaço.. a falta de dinheiro..
Tudo mas tudo gera confusão..

Eu estou desacreditada nos casamentos..
Tenho muitas saudades de quando vivia sozinha e queria muito muito voltar atras.. mas com o Vasco agora claro.. pk ia de certo ser bem mais feliz...
Mas nao posso.. nao posso privar o filho do pai.. nao estou preparada para abdicar dele de 15 em 15 dias.. reparti-lo nas ferias... nao posso, nao consigo..

Depois olho para o meu namorido e pergunto-me se nao estarei so a ser egoista.. e aundo ele me aquece os pes eu ate gosto..

Portanto como ves.. nao sei..
Tb nao posso esclarecer as tuas duvidas.. tb nao sei pk k acaba o amor.. mas acaba.. infelizmente.. fica a "necessidade"..

Acho eu..

Jinhos muitos

M&V

Maria Feliz disse...

Marisa,

Há uns anos li num iman de frigorifico que o melhor que um pai pode fazer por um filho é amar a mãe dele:)

As minhas dúvidas... não te preocupes. Um dia o Shreck cansa-se da Fiona e vem-me buscar:)

Um beijo e obrigada pelo comentário.

Anónimo disse...

Obrigado por os mencionares neste teu post, tocou-me. Mts saudosos beijinhos. P

Anónimo disse...

Tu sabes bem a minha vida e aquilo em que acredito... e de certa forma continuo a dizer o que sempre pensei.
As pessoas nao se dao o tempo de deixar crescer as relacoes, de as testar, de se testar em relaçao a elas mesmas e aos outros com quem se "casam"... e na minha humilde opiniao, é por isso que situaçoes como esta, fazem parte do nosso dia a dia como coisas banais. Eu pp estou numa relacao construida sobre as ruinas duma outra, construida sem fundamento, sem verdadeiro amor, assente em clichés e numa sede de emancipacao pueril de ambas as partes, que nao se deram o tempo de "amadurecer" antes de passarem o anel no dedo.
Resultado, nao so as suas pps vidas foram "caindo" como as das 3 criancinhas que delas advieram. E hoje, pago eu e pagará o meu futuro, pela impulsividade daquela que hoje amo e do "banana" que com ela se casou sem pensar se realmente ela o amava ou nao.

De certa forma, é por isso também que digo... Há muita gente que tem problemas porque os quer ter.

beijo grande
ac

Sandra disse...

Amiga, uma nota para a tua frase:" Os casados querem ser solteiros". Pois bem amiga, eu estou casada e muito feliz. Também não sei se durará a vida inteira ou não, mas garanto-te que enquanto eu acreditar na vida a dois, vou lutar sempre sem desistir! Adoro a vida a dois, os projectos em conjunto, os serões no inverno debaixo do cobertor, o diálogo com alguém que acima de tudo nos faz crescer, a ida às esplanadas ao fim de semana.. Gosto e pronto!

Como diria o outro, que seja eterno enquanto dure!

Sandra

Maria Feliz disse...

P,

E passado umas horas, apanho-te com eles nos Eixo Norte-Sul! :)

Beijos grandes

Maria Feliz disse...

Meu querido estupor,

Sabemos tanto de relações falhadas! Porque é que estás tão longe?

Cuida-te! Beijo.

Maria Feliz disse...

Minha linda,

Tu e o teu João são um dos 4 casais que mencionei no texto, como tendo um casamento saudável:-)

Beijo grande e mantém-te assim, linda e feliz!

Tiago Ralha disse...

Como te disse, Maria, certos assuntos fazem surgir mtos comentários :) e quem sou eu (solteiro, sem filhos, adepto da vida boémia) para escrever aqui umas palavras?!

É interessante como há tantas opiniões distintas, fruto de diferentes vivências...na realidade já perguntei a tantos amigos: e se recuasses no tempo?! faria tudo igual, foram as respostas mais sinceras :)

Na realidade acho que somos mesmo egoístas, nem se trata de rotina...

Enfim...quem descobrir a solução para estes "males" que me envie um e-mail :) pouparei alguns dissabores...

Maria Feliz disse...

Tiago,

"Adepto da vida boémia"??? E eu a pensar que tu eras um rapaz às direitas... Ai, ai... que desgosto!;-)

Beijos

Anónimo disse...

Porque estou tao longe?
Eu explico:

- Francos Suiços
- Alpes
- Lago Léman
- Centro da Europa
- Somente a 2 horas de Lisboa num Easyjet qualquer deGeneve ou Lyon
- Invernos cheios de neve...(ate demais)
- Chocolates suiços
- Vistas deslumbrantes
- E agora que o CR7 vai p Madrid, já nao tinha mais razões p continuar em Manchester como até há um ano... Portanto, fiz bem em sair.

Relaçoes falhadas... Acho que fazem parte da minha vida. Sejam elas minhas ou nao :)

Anyway the wind blows... PQ, reconheces ?Um abraço

Bj grd Maria Feliz

ac

Maria Feliz disse...

AC,

:D
Fazes bem, muito bem!
Beijo grande.

Anónimo disse...

lol :-)