Novela (que podia ser mexicana) com um número infindável de episódios e protagonistas a mais, vendida em pacotes económicos aos países do leste europeu. Enredo muito intrincado, malfeitores qb, doses exageradas de sacanices, facadas nas costas e muitas figurantes com língua de porteira. A única coisa que vale a pena no meio desta salganhada toda?! A protagonista, que interpreta este argumento sem mudar uma vírgula... ou não fosse isto a sua vida.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Ouvi por aí...

Ouve-se cada uma...

:: No alfa pendular Lisboa-Porto, na passada 5ª feira

"Tens o meu nóbum? Queres o meu nóbum? Perai que eu dou-te o meu nóbum!!"
Reconheço que vinha meia a dormir, mas esta história do "nóbum" tirou-me do sério!
Recoloquei-me na cadeira, arregalei os olhos e de ouvidos atentos constatei que o pacóvio atrás de mim gritava a plenos pulmões "nóbum". Mas que raio é um "nóbum"???

Esforcei-me, confesso! Puxei pela mona, tentei apanhar o sentido da conversa (sim, o gajo estava ao telefone) e finalmente fez-se luz!!

Nóbum = Nove Um (91)ou seja, o tipo estava a perguntar a alguém se queria o número dele da Vodafone...
Esta malta do norte tem cada uma... tudo mau feitio, só para a gente não os entender.

:: No regional Viana do Castelo - Porto, na passada 6ª feira

Vinha mesmo a dormir... Até que a turma da horta entrou em peso! Talvez em Nine ou em Barroselas, não me recordo.
A primeira coisa que me lembro de ouvir, em voz estridente, dita por uma senhora digna de ser (se é que não era) meia irmão do Eng.º Sousa Veloso :" Ai, não queria nada que chovesse amanhã, que eu tenho a terra toda fresadinha".
Mas que porra... esta viagem mais parecia um quiz de linguística!
O que raio significa "fresadinha"???

:: Ontem na missa das 19h... por He, Him Self, Padre Alberto

A dada altura, na Homília... (confesso que não estava muito atenta, absorta em tentar fazer com que a minha filhota não provocasse uma interrupção na missa, tal era a galhofa com o primo)oiço qualquer coisa como "E foi aí que Jesus os entalou..."
A quem? Fiquei curisosa! Eu sempre admirei Jesus Cristo e lhe reconheci capacidades extra humanas... mas não sabia que ele também "entalava" quem quer que fosse!
Ainda pensei em ir-lhe perguntar no fim da missa, mas como sei que ele não vai muito com a minha cara, desisti. Ficou a dúvida... Quem é que Jesus entalou?

6 comentários:

G. disse...

Deve ter entalado os «tintins» num sítio qualquer ao aperceber-se como uma sua devota, frequentadora de homilias e tudo, escarnece dos seus semelhantes apenas porque estes falam com uma pronúncia diferente da sua! Saiba, minha querida, que uma língua viva pertence ao povo, a quem a usa. Existe, de facto, uma norma, escrita, mas a oralidade ao povo pertence. É esta mesma que permite a sua evolução e continua mutação!
Como estás de «patita entalada» sei que terás que fazer o dobro ou o triplo do esforço caso queiras responder a este comentário inflamado deste teu conhecido. Confesso que a simples imagem as dores que isso te poderá provocar me transmite um leve sentimento de vingança cumprida!
E digo-lhe mais, minha querida: biba a pronúncia e as gentes do Norte (de onde, aliás, provêm todas as origens deste seu leitor).

G. disse...

Ah! Estimo, apesar de tudo, as suas melhoras!

Maria Feliz disse...

Ai,ai... entendes sempre td ao contrario: a gente goza sempre com o q mais gosta! Adoro o norte e td o que de lá vem (excepção feita a alguns desgarrados). E para teu desconsolo, a dor fortalece.
Obrigada pelas melhoras, sei que, no fundo, são sinceras.

G. disse...

Desconsolo? Dor? Fortalecimento? Experimenta (no sentido figurado) partir uma tíbia, um perónio e um tornozelo e, ainda, fazer uma rotura dos ligamentos do joelho. Tudo ao mesmo tempo. Depois então falaremos de fortalecimento!
Quanto ao resto, parecem-me desculpas de mau pagador. A verdade é que quem gosta, de facto, percebia de imediato o que «nóbum» significa. Quanto à «terra fresadinha» não será já uma questão de pronúncia mas sim de estilo ou de pormenores linguísticos regionais. No fundo é como chamar frigideira a uma sertã!

Maria Feliz disse...

Não vou medir intensidades de dor contigo (nem com nínguém). Cada um sabe onde lhe dói. Mas se fosse possível teres uma criancinha por um certo sítio, aí podes ter a certeza que falaríamos...Quanto a "desculpas de mau pagador"... apenas me justifiquei porque achei q o deveria fazer! Não ofendi nem insultei, e mesmo que o tivesse feito, não era a ti que ia pedir desculpas.
Andas um bocadinho amargo ou é apenas a minha visão que está turva?

Ahh... estou melhor, sim. Obrigada.

G. disse...

Amargo? Eu? Ui... Estou mais doce que o mel!!! Logo, é a tua visão que está turva!