Novela (que podia ser mexicana) com um número infindável de episódios e protagonistas a mais, vendida em pacotes económicos aos países do leste europeu. Enredo muito intrincado, malfeitores qb, doses exageradas de sacanices, facadas nas costas e muitas figurantes com língua de porteira. A única coisa que vale a pena no meio desta salganhada toda?! A protagonista, que interpreta este argumento sem mudar uma vírgula... ou não fosse isto a sua vida.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Amizade e promessas

Cinema com crianças. Ou se vai com espírito para a coisa, ou então nada feito. Sofre-se muito mais se não se vai preparado para ouvir choro, perguntas a alto e bom som, pipocas pelo ar e afins... Mas eu, como já não é a primeira vez, sei ao que vou. E vou com espírito.

O filme: A teia da Carlota. No original Charlotte’s Web. A protagonista, Dakota Fanning. Uma miúda gira, loirinha de olho azul. A versão original, pelo que vi no You Tube, pareceu-me muito mais interessante, com as vozes de Julia Roberts, Robert Redford, Oprah Winfrey entre outros... mas com uma criança de quatro anos, o melhor mesmo foi ver a versão portuguesa.

Gostei. Tem uma boa lição. Sobre amizade e promessas. E tem piadas engraçadas. Dispõe bem. Saímos de lá com um sorriso nos lábios.

A história...
Um porco chamado Abílio, uma menina chamada Flor. Um estábulo em que o cavalo Mike tem medo de aranhas, o casal de gansos Lola e Lulu estão a à espera de gansinhos, as vacas (desculpem, mas não fixei os nomes) estão sempre do contra e a única coisa positiva que conseguem dizer é “Positivamente, isso vai correr mal”. As ovelhas, em que o líder se chama Samuel e as outras falam todas em coro (isto faz-me lembrar alguma coisa) e o rato Teotónio que é um sacana, mas acaba por se redimir. E os corvos Tony e Zézé, estúpidos que nem uma porta.
A heroína, Carlota. Uma aranha que escreve palavras na sua teia.
Tudo começa com a promessa de Flor: cuidar do porco Abílio, rejeitado pela mãe à nascença (dez tetas para onze porcos, alguém havia de se dar mal...). Mas Abílio cresce e a Flor tem de o levar para o estábulo do tio.
Os animais do estábulo não ligam muito ao porco... Um porco da primavera não passa do Natal. Se vai morrer, escusam de perder tempo com ele.
Abílio sente falta de Flor e quer a todo o custo fazer um amigo. Carlota. E aí surge a segunda promessa: o porco da primavera vai ver a neve.
Para salvar o Abílio da morte certa, Carlota vai escrevendo palavras nas teias. A última, “humilde”, faz com que Abílio ganhe um prémio numa feira.
No fim, Abílio salva os ovos de Carlota, levando-os para o estábulo e cuidando deles com a ajuda de todos os animais. Até de Mike que não gostava de aranhas.
Quando as aranhas nascem, começam a tecer fios de seda e são levadas com o vento. À pergunta de Abílio “Porque não ficam?” respondem “Vamos mais além, aproveitamos o vento que nos dá alento!”. Três decidem ficar e ser amigas de Abílio. Lia, Aranha e Nélia.

Na fala final do filme, enquanto se vê uma panorâmica da quinta, a voz-off diz que é bom ter um amigo verdadeiro, que ainda por cima escreve bem.
Gostei.

Sem comentários: